sexta-feira, agosto 25, 2006

Plutão existe, ou não???

Plutão existe sim, existe nas memórias de quem à força de muito trabalho decorou o seu nome, lá bem no fim da fila, escondido atrás de Neptuno e de tantos outros planetas do nosso Sistema Solar!
Na escola eu tinha um grave problema com Plutão!! Nunca dizia o seu nome e quando o dizia, era sempre incorrectamente, por ele e só por culpa desses miserável "planeta-anão" levei eu muitas reguadas. Porque lhe trocava o nome para Platão? Porque omitia o seu nome? Porquê a minha fraca visão não o via lá onde ele se encontrava? Porquê parava sempre inconscientemente em Neptuno?

Sempre tive um sexto sentido para estas coisas, previsões dizem alguns! Pois!! Eu sabia que ele um dia havia de desaparecer! Para que tanto trabalho então? Tanto sofrimento? Malvado seja Plutão!

- O nosso sistema solar consiste de uma estrela média, a que chamamos o Sol, os planetas Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno e Plutão.

A voz da professora, D. Lígia, era assim que lhe chamavamos naquele tempo, sem direito a Dr., ainda ecoa nos meus ouvidos, quando explicava a matéria, era uma professora austera, exigente e fria, muito diferente das “próf” dos nossos dias. Do alto dos seus quase 2 metros ela gritava de régua em punho. - Quantos planetas tem o sistema Solar? E eu ficava encolhida, lá atrás, quase debaixo da carteira. É agora, pensava eu! A régua a tamborilar na tampa da minha carteira, o silêncio afligia a sala de aula, ninguém falava, ninguém respondia! O meu nome foi bradado de tal forma que fiquei sem respirar… É agora… tenho de dizer. Comecei devagarinho, só num fio de voz…

- Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter… Saturno…. Úrano …. e… e… Neptuno!!! Ufa… respirei aliviada. Consegui! Sorri, devagarinho e a medo abri um olho, ela continuava ali, de cara fechada, respirando aceleradamente! Pronto, estou feita, pensei! Enganei-me de novo! Faltou o tal, o pequenino, o malvado Platão, perdão, Plutão! Aquele que fica lá bem no fim da fila.

- Estica a mão! Gritou a D. Lígia! Fazia muito frio naquele dia no Alentejo, as mãos estavam geladas! A planície alentejana estava gelada. E a minha alma tremia.

Estiquei a mão devagarinho. A régua caiu implacável sobre ela, uma, duas, três vezes! Eu não entendia, nunca entendi! Era Plutão o culpado?

Afinal para quê se um dia havia de desaparecer! Amanhã, outra menina, numa outra escola, num outro mundo, já não precisa chorar porque esqueceu Plutão.

Sinto-me vingada! Fiz desaparecer Platão, perdão Plutão!

2 comentários:

António disse...

Plutão será aquilo que os estudantes/analistas da treta quiserem.
Agora deu-lhes para dizer que Plutão é, apenas, uma espécie de planeta... uma coisa indefinida.
Uma coisa é certa. Com esta decisão não nos vamos preocupar com viagens ao coitado do Plutão.

Franky, o teu texto é sublime.
Beijo

Anónimo disse...

Bem, a tua história esta divinal, fantástica mesmo...

Não sou muito aficcionada de planetas, mas faço de Plutão um planeta escuro e frio(talvez por ser o mais afastado do Sol)e não me chama muito a atenção...

O tempo passa, tudo muda, até os planetas mudam .....

Bjoca
Mafy