quinta-feira, outubro 27, 2005

"Sou analfabeta e nunca fui à escola"

Fui acusada de só falar em política aqui no meu amado cantinho, por isso não tem interesse. Fiquei triste, claro que fiquei.
Falo sim em política, porque gosto de política, mas também falo de outras coisas quando me apetece.
Mas hoje vou misturar um pouco as coisas e fazer um bolo de coisas amargas.
Estava eu a ver um filme Português, é outro dos meus males, gosto de filmes Portugueses, principalmente de Manoel de Oliveira, estou pior do que pensava, dizem uns, não tem cura, dirão outros, quero lá saber, cheguei a uma idade que faço e digo aquilo que me apetece.
Ora bem, voltando ao filme, dizia a certa altura uma “técnica de limpeza” vulgo, mulher-a-dias.
_ "Posso dar a minha opinião? É que sou analfabeto, nada sei de letras, nem de números, e nunca fui à escola. Mas sinto quando as coisas estão mal ou não me agradam e queria dar a minha opinião".
A greve dos juízes, magistrados e afins, pergunto eu que sou analfabeta e nunca andei na escola, como vocês já sabem, terá algum sentido? Quando eu comecei a servir, trabalhar em casa dos Srs. Juízes era uma lotaria que só calhava a quem tinha cunhas, não era por isso para toda a gente. Eram senhores de grande poder económico, boas casas, bons carros, e férias só do melhor em Países lá de fora e tinham que ser os melhores dos melhores.
Os tempos passam, o país está de rastos dizem, os senhores Juízes já não ganham bem, não tem carro, nem boas casas e mais triste ainda, não vão de férias nem cá nem lá fora, até tem de ir para a rua pedir ao governo sei lá o que, não entendi lá muito bem!!
Todo o pessoal dos tribunais resolveram seguir os Magistrados, não percebi está.
Os professores a mesma coisa, estão pelas ruas da amargura.
Eu sei o que isto é, pois só ganho o mínimo nacional, e tenho a segurança social como único recurso quando os meus ficam doentes. Se quero consulta, tenho de lá estar à porta às 3 da madrugada. Mas que sei eu destas coisas, "sou analfabeta e nunca andei na escola".
Tudo está descontente, tudo grita e esbraceja, até os cristãos de uma igreja, berravam com o padre, o outro dia na TV.
As crianças nas escolas gritam a plenos pulmões que querem escolas novas e outras coisas mais.
Ainda hei-de ver a Lili Caneças e o Castelo Branco a fazer manifestações para reivindicarem mais festas do Jet Set. Sim, porque se isto está assim tão maus, já não há dessas coisas, pois não?
Agora ainda por cima, já não bastava estarmos tão mal, temos a Gripe das Aves.
Os frangos e as outras espécies lá da capoeira, com estas modernices dos últimos tempos, não las podemos comer. Dizem que estão doentes, até já morreu um papagaio em Inglaterra e uns cisnes noutro país da Europa, é muito preocupante, logo agora que tinha deitado a galinha preta com os ovos para chocar. Porca miséria esta!!
Aqui apareceram umas gaivotas mortas, era lá para as Berlengas, afinal, morreram porque tinham de morrem, morte natural, dizem os entendidos, todos os anos morrem muitas gaivotas e gansos selvagem lá para as Berlengas, deve ser enjoo, aquele mar é um perigo.
Os porcos e as vacas também têm uma doença, mas como a paranóia é com as aves agora já os podemos comer e sabem muito bem.
O melhor é não ligar a esta loucura toda, não ver a TV e a Rádio e seja o que Deus quiser, que se entendam que eu tenho mais que fazer, desde as 6 da manhã até lá para a meia-noite, que ando a trabalhar para ganhar uns tostões… mas isto sou eu a falar, que "sou analfabeta e nunca fui à escola".

5 comentários:

Flávia disse...

Oi
eu não tenho vergonha de dizer que gosto da política, assim como sei que tu não tens! O que é mesmo negatvo é haver pessoas que dizem não gostarem de política, por isso é que o país vai longe (ironia). Aliás, é uma grande história a própria origem da palavra: polis em grego significa cidade. "Política", nos tempos mais remotos, significava interessar-se pelos assuntos da "cidade". Não é apenas gostar dos srs que ocupam lugares políticos. Política é muito mais do que isso. É estar a par de tudo o que se passa na nossa terra. Só assim se pode ser cidadão de pleno direito.
Por isso gosto de política, porque não gosto de falar do que não sei. Gosto no mínimo de estar informada.

beijinho

PS: Temos jantar ou não? Estou a aguardar que digam alguma coisa.

Arte em Movimento disse...

Somos uns eternos insatisfeitos neste país, amiga. Hoje votamos em maioria num partido e no seu programa, ou será que ninguém lê os programas dos Partidos? Amanhã já pedimos a plenos pulmões para irem para a rua!!
Sacrifícios? Faz tu que eu estou assim muito bem, ora esta, hem!!

Flávia disse...

exactamente, cidadania e política deveriam significar a mesma coisa.

Arte em Movimento disse...

CIDADANIA

A participação directa e activa de homens e mulheres na vida política constitui condição e instrumento fundamental de consolidação do sistema democrático, devendo a lei promover a igualdade no exercício dos direitos cívicos e políticos e a não discriminação em função do sexo no acesso a cargos políticos.

Artigo 109º da Constituição da República

CIDADANIA: Expressão em moda, e usada por todas as correntes de pensamento, deve ser conceituada lenvando-se em consideração o contexto social do qual se está falando, e com isto, a mesma adquire características próprias, que diferenciam-se conforme o tempo, o lugar, e sobretudo as condições sócio-econômicas existentes.

CIDADANIA: Diz respeito a autonomia de uma sociedade, no sentido de a mesma ter condições de traçar suas políticas.

Um sapo? Eu já tive de engolir elefantes!!
O melhor mesmo é o jantar, bora lá então!!

Arte em Movimento disse...

Um sapo feminino é uma rã, não é??
Vamos combinar então o rapasto.
Um beijinho
Franky