quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Zeca Afonso!


Foi há 19 anos que ele se foi!

Do "
Zeca", já quase tudo se disse, resta a memória, as saudades e as canções.
Mas não temos dúvidas, a voz de "
Grândola" perdurará para lá de todos os chacais.

Sentei-me a descansar

FUI À BEIRA DO MAR

Fui à beira do mar
Ver o que lá havia
Ouvi uma voz cantar
Que ao longe me dizia

Ó cantador alegre
Que é da tua alegria
Tens tanto para andar
E a noite está tão fria

Desde então a lavrar
No meu peito a Alegria
Ouço alguém a bradar
Aproveita que é dia

Sentei-me a descansar
Enquanto amanhecia
Entre o céu e o mar
Uma proa rompia

Desde então a bater
No meu peito em segredo
Sinto uma voz dizer
Teima, teima sem medo

Ó cantador alegre....

4 comentários:

Flávia disse...

Acho mesmo que só quem viveu o tempo de "intervenção" da música e da vida artística do Zeca é que pode mesmo perceber a sua música e gostar.

Para falar a verdade, não só grande apreciadora, mas reconheço a importância que o seu canto suscitou em muitas pessoas e naquele tempo tão particular

beijinho

Anónimo disse...

O Zeca é sempre o Zeca.. palavras para que??
jinhos
lau

Arte em Movimento disse...

O Zeca é intemporal Flávita, os tempos são outros realmente, mas a música e o Zeca é de todos. Talvez a culpa seja dos mídia que não a passam nas rádios! (risso)

Beijinhos

Flávia disse...

sabes que a palavra media (pronunciado midia), contrariamente ao que se possa pensar, não vem do inglês mas do latim? é verdade. Portanto, deve pronunciar-me media mesmo à portuguesa (mEdia).
É verdade, a música do Zeca nem sempre ou nunca passa. Mas o mal não é do Zeca, é de toda a música portuguesa.
A música do Zeca é intemporal, no sentido de que ninguém esquece o seu contributo dado no período revolucionário e no estalar da revolução. Mas, para quem não viveu o 25 de Abril e é um pouco filha da revolução, as palavras do Zeca são um pouco vazias. Serão muito melhor compreendidas por parte de quem viveu esse período tão ocnturbado e emocionante da vida portuguesa.
Não deixa de ser um gosto meu particular. é cmo não gostar muito do António Variações.