sábado, abril 01, 2006

Mário Viegas


A minha vida é o Teatro e o Teatro é a minha vida
Mário Viegas

"Mário Viegas era um poeta, um homem que dizia poesia de uma forma admirável. Era um grande actor e encenador e teve sempre uma liberdade de espírito e um poder criativo extraordinário. Quem não se lembra da tão recente e espantosa criação, continuamente renovada, que foi o espectáculo «Europa não! Portugal nunca!!»? Mário Viegas sempre deu o seu testemunho sobre a vida social e política e, além de criador, foi um homem muito inserido no seu tempo, que deixa uma grande obra."

(Dr. Jorge Sampaio, Presidente da República, citado in A Capital, 1 de Abril de 1996)

Porque Mário Viegas era tudo isto e muito mais, era sobretudo um sonhador com os pés bem firmes na terra.




6 comentários:

Flávia disse...

não conheci muito o seu trabalho, mas foi um dramaturgo e "diseur" de poesia que deixou marcas.

Anónimo disse...

Olá Amiga :)

Mário Viegas foi uma figura muito singular, particularmente criativo no seu jeito de recitar, um génio não por tudo o que nos deixou, mas principalemente por tudo o que nos mostrou enquanto poeta, homem e ser humano sensivel mas directo.

Sempre deu demasiado de si .... e partiu .... deixando tantas saudades...

amigona avó e a neta princesa disse...

Mário foi grande!!!!

AJSSB disse...

Arô

Mário Viegas era alguém que eu adorava ouvir recitar poesia. As palavras saiam dele com a sapiência que só demonstra quem sabe. Mas saiam dele também com brusquidão de setas e para mim ficára sempre o Mário Viegas que, de cigarro na mão, disse a um grupo de adolescentes que, ali estavam única e exclusivamente para o ouvirem, "Aqui não se fuma, ouviram? Querem fumar vão lá para fora".

Veleidades de génio talvez, mas eu fiquei desnecessariamente com uma imagem negativa de alguém de quem até então eu bebia as palavras.

Bjs

Arte em Movimento disse...

Oi Repórter, Mafy, Flávia, Amigona, e Nokas, é esse o Mário Viegas que nós admiramos e que permanece nas nossas memórias. O autor e declamador por excelência. Mas… como a Nokas diz e bem, todos os génios têm um lado que nos pode magoar se eles não tiverem cuidado. E como te compreendo, Nokas! O mesmo me aconteceu a mim em relação a outro grande “diseur”, como apelida a Flávia, da poesia portuguesa e que eu tanto admirava, o nosso Manuel Alegre.
Basta às vezes um gesto ou uma simples palavra, para destruir o ídolo que nós construímos. É complicado quando estas pessoas contactam com o grande público. E quando se trata de jovens ainda mais. Não sabem manejar sentimentos ou não querem. E como são bons no que fazem!
Beijokas a todos.

teresa.com disse...

tinha o olhar mais meigo...