sábado, abril 08, 2006

PORQUÊ????

Dúvidas

Quando eu era criança a cada pergunta que fazia, ficava um PORQUÊ?? no ar. Que irritava! Havia um vizinho que tinha uma paciência do Jó, o Augusto, respondia a quase todas as perguntas que eu fazia. E eu adorava conversar.

Porque chove, porque sim… Sim. Mas porquê?

Porque morremos? Porque sim… Sim. Mas porquê?

Porque nascemos? Porque sim… Sim. Mas porquê?

Porque choramos? Porque sim… Sim. Mas porquê?

Porque sofremos? Porque sim… Sim. Mas porquê?

Porque o céu é Azul? Porque sim… Sim. Mas porquê

Porque é que existem pessoas tão diferentes de nós?

Porque será que há gente que não gosta de nós?

O que fazemos para que isso aconteça?

Seremos monstros ou anjos?

Será que somos complicados ou simples de mais?

Será que só nós vemos a realidade?

Será que esta realidade não existe?

Será que pensamos demais?

E os outros não pensam?

E são felizes assim?

Porque é que eu não sou?

Porque é que eu vejo o mundo de muitas cores e os outros a vêm como se fosse de uma só cor? Porquê? porquê? Porquê?
(Já comeste a fruta hoje? Não? Porquê??)


4 comentários:

Anónimo disse...

Esses porquês também eu faço e cada vez mais... Porque????? e não consigo chegar a conclusão nenhuma.
Beijinhos
Lau

Flávia disse...

um dos meus primos, em pequeno, também era muito curioso e fazia a pergunta dos porquês, além de outras perguntas. Nas crianças isso é indicador do grau de curiosidade que cada uma possui e pode querer indiciar a inteligência que não se esgota numa cabeça.
Era algo a que eu tinha7tenho imenso prazer em responder, embora seja difícil adequarmos o nosso discurso ao deles e sabermos responder, sobretudo no que toda à metafísica

bjs

Arte em Movimento disse...

Concordo contigo António. Não é fácil reponder, por isso é que ficamos sempre sem resposta para estas e outras perguntas.
Nascemos de mãos fechadas na ânsia de saber e guardar tudo e morremos de mãos abertas, porque partimos sem nada ter sabido, sem nos terem respondido a tantas dúvidas.
Quanto mais sei, sei que nada sei.

Porquê a vida se esgota num instante Laura? Porque temos de sofrer para morrer? Porque morrem as pessoas vítimas do ELA?? Da Sida, de Hepatite e de tantas outras doenças que ainda não conhecemos? O que nos espera com a Gripe das Aves? Porque nascem crianças com o Sindroma de Dwon?
Perguntas, perguntas, perguntas sem resposta!

E muito bom que ainda conserves essa vontadee prazer de responder a tantas dúvidas que nos assaltam, Flávia.

Beijinhos para todos e boa semana de trabalho.

AJSSB disse...

A vida pára quando deixamos de questionar. Não é uma questão de gostarmos ou não de conversar, mas sim de sabermos cada vez mais.

As fontes de conhecimento são inesgotáveis assim como a nossa procura de saber. Quanto mais sabemos mais questões se nos colocam.