terça-feira, janeiro 10, 2006

A Caminhada!


A minha mãe está a chegar ao fim da sua caminhada.

Eu senti isso hoje, senti que a sua vontade de partir é maior do que a de ficar.

Vi os seus olhos cheios de lágrimas, numa súplica tremenda de clemência por aquilo que só “Deus” controla, o poder de nascer e morrer.

Vi a minha mãe rezar à Virgem para a vir buscar. Dói tanto, não podermos fazer nada, para tirar esta angústia do seu peito, esta dor imensa, esta revolta, por não querer ser velho e não poder ser útil aos outros. Ela deixou de lutar pela vida, o desespero tomou conta do seu coração.

Lembro o sorriso da minha mãe, ainda há pouco tempo, era uma avó alegre e simpática, sempre impecavelmente arranjada, os seus cabelos brancos de neve pura a emoldurarem-lhe o rosto bonito, pequenina e de passo ligeiro, fazia as suas compras e arranjava a sua casa como uma jovem de 30/40/50 anos. Conhecida e estimada por toda a gente do bairro, onde mora. Hoje de cima dos seus 91 anos diz não há vida, nada lhe interessa, nem a televisão, nem a rádio.

A Rádio Renascença era a sua companhia de todos os dias, conhecia todos os locutores pela voz, falava com eles, (só para os seus botões) reclamava se o programa desse dia não lhe tinha agradado, chegou a telefonar-me a contar-me de A B ou C ter sido afastado ou acabado certos programas.

Agora a Rádio já não toca. A Televisão não é ligada.

As lágrimas são a sua companhia.

A Mãe que eu amo quer partir sem data, nem bilhete comprado e eu não sei o que fazer!

7 comentários:

Flávia disse...

Bom Dia ;)

é uma idade avançada e sempre difícil de lidar, mas é nestas alturas que a família tem de fazer chantagem. explicando melhor, têm de lhe dizer que ela não pode ser egoísta ao ponto de cá deixar todos aqueles que a amam e é isso que ela tem de perceber.

A Saudade de quem cá fica é sempre tão grande..... as datas que eles já não comemoram connosco, os dias dos seus aniversários sempre carinhosamente relembrados e todos os momentos sobretudo de felicidade que já não podemos partilhar com eles.....

Flávia disse...

esqueci-me de deixar um grande beijinho para ti e, apesar de não a conhecer, outro para a tua mãezoca

barcarossa disse...

Olá

Tudo tem o seu tempo, tudo começa, tudo termina, a vida é feita de retalhos, todo o tempo se finda. Os laços mais fortes têm de resistir ao abalo da partida. Ficam conosco a nostalgia e as boas recordações, quando olhamos para o infinito e nos perdemos na bruma da nossa imaginação.
Pode não ser agora, pode até ser, prepara-te para continuar a tua viagem. Nós cá estamos para te animar...Lembra-te, não estás só!

Um beijo

António

São disse...

A minha experiência a lidar com a separação e a perda, apesar de curta, não é a melhor...
Compreendo a tua sensação de impotência e apenas te posso deixar 1 beijinho muito grande.
Se precisares já sabes, estou à distância dum telefonema.
Beijo

Flávia disse...

Renovadas melhoras. Como diz a gíria, a esperança é sempre a última.... vamos acreditar nela porque acima de tudo custa muito ver partir aquela que nos colocou no mundo.

beijinhos a todos

Arte em Movimento disse...

Obrigada a todos de coração.

A minha mãe vai partir, eu sei, eu sinto. Perdeu o sentido das coisas. Perdeu-se no tempo e no espaço. Perdeu-se na noite escura da loucura. Perdeu-se na ânsia de se encontrar. Vive nas sombras da cegueira.
A mim, só me resta rezar e velar por ela.
Que Deus me perdoe, mas por favor, não a faças sofrer mais, porque eu amo demais a minha mãe e não suporto vê-la sofrer tanto assim.
Desculpem só agora responder.
Um beijo enorme para todos
Franky

amigona avó e a neta princesa disse...

Só hoje aqui cheguei. Por isso não sei como está a tua mãe.
Mas sei o quanto dói... e, por muito que se diga, irá doer... sempre.

Vive cada minuto, cada momento... porque irás ter - muitas, muitas saudades.