quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Marley e Eu!

Acabei de ler o livro Marley e Eu!
Ao principio li o livro um pouco desconfiada, receosa, se o tratamento dado pelo Jonh ao seu cão Marley, seria o mais indicado.
Às vezes uma certa agressividade na tentativa de socializar aquela “fera” magoava-me.
Mas aos poucos fui sendo seduzida pela teimosia do cão e do dono, as desculpas pelas diabruras praticadas constantemente por este Rotriver enorme que só queria brincar e ser genuíno.
E depois, deliciada com aquela sensação de que cada acontecimento daquele cão maluco, como nos dizia o seu dono, o pior cão do mundo, são iguais aos episódios que se passam com o nosso cão, em particular com a minha cadela a Zetta, o comportamento, a meiguice, a loucura, a ternura, o encantamento, as saudades da partida, tudo mexe cá dentro e fica marcado como se fossemos nós mesmos a escrever aquela história.
Com este livro ensinei a Zetta a andar na rua ao meu lado, ao principio com o estrangulador, sem tentar fugir, sem esticões, obedecendo às palavras ditas em surdina por mim, “Junto” “ Não puxa”. “Linda menina”. E assim a Zetta faz um brilharete nos passeios que dá quando vai à rua.
O que chorei nas últimas páginas deste livro, é impresssionante!!
Oh Marley, Marley, não te esquecerei!!

6 comentários:

Anónimo disse...

Também já li o livro e gostei muito.

As ultimas páginas são mesmo uma coisa sem explicação ... e fazem-nos pensar em tanta coisa, recordar tantos momentos, tantos sentimentos ....

Dina disse...

Já olhei para ele várias vezes mas também por desconfiança acabei por nuncao comprar.
Se com ele conseguir ensinar a minha Zara a andar na rua sem me arrastar atrás da tela dela, sim porque não sou eu que a passeio a ela é ela que me passeia a mim, sobretudo no início do passeio porque depois o cansaço de tanto correr e puxar acabam por vencê-la.
Quanto ao final...se é triste não gosto, gosto de finais felizes sobretudo se dessa história faz parte uma coisinha linda como esse cãozito (ou qq outro)

Arte em Movimento disse...

É assim Xanu, acho que se podes deves comprar o livro. É uma pequena maravilha. O fim... pois o fim. O fim só acontece porque tem de acontecer. Porque tudo na vida tem um princípio e um fim.
Acho que se o livro começasse do fim, o teria lido muito mais rápido.

Mafy, é impressionante como pequenas/grandes coisas podem mexer tanto connosco. Parece que é a nossa vida que está ali espelhada. Até faz impressão.

Anónimo disse...

É mesmo Franky, é uma história comum mas tão especial, tão bem promenorizada.

Li o livro praticamente no Metro, durante as minhas idas casa/trabalho - trabalho/casa, e havias de ver as figuras que eu volta e meia fazia ... ria sózinha, zangava-me, chorava, abanava a cabeça ...

Já tenho saudades do Marley :)

Dina disse...

Pronto...estou convencida!!

Jon disse...

Eu no início também receei este livro.... Desconfio sempre um pouco destes "fenómenos" literários que fazem disparar as vendas, mas as críticas positivas e o facto do tema central do livro ter a ver com cães despertou-me o interesse. Está extremamente bem escrito e a história extremamente bem articulada (não deixando de ser genuína)...talvez por isso nas tais últimas páginas também fiquei com os olhos envidraçados.
Aconselho! ;)