quinta-feira, junho 14, 2012

O Caos da Nossa Saúde Pública!

Eu não queria transformar este "novo" blogue em muro de lamentações, mas infelizmente, neste País em que vivo, noutros não sei se é assim, eu vivo aqui e aqui vivi sempre desde que nasci e me habituei a aturar o que de bom e de mau se vai fazendo pelos senhores que tudo sabem e em tudo mandam. E mais uma vez recorro ao meu blogue para desabafar as agruras do dia a dia de uma portuguesa, que não teve a sorte de ter cartão de um seguro de saúde qualquer e tem de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde!
A Saúde em Portugal está mal!
Muito mal vão os doente oncológicos que deveriam ser os primeiros, no tratamento, no bem estar , na atenção e no carinho dispensado pelas equipas médicas e de enfermagem, porque o sofrimento é enorme, passando pela amputação, modificação e castrações da sua alma. Mas até aqui tudo falta! Um abraço para todos eles, que não deixem de lutar se alguma força ainda lhes restar e nós, os que estamos deste lado, que lhes consigamos dar toda a força e coragem que precisam.
Felizmente eu só parti um braço! Sim, então do que me queixa? Dirão! Ainda por cima é o esquerdo, uma vez que eu sou dextra? Tentem fazer a vossa vida "normal" só com um braço! Faz-se, sem dúvida, algumas coisas, outras não fazemos, tem de fazer os outros por nós, aqueles que têm "outros".
Parti o braço à um mês e aqui começa a minha história. O pulso estava com múltiplas fracturas. Não fui operada, foi tudo colocado no sítio com anestesia local, se quisesse geral tinha de esperar as horas que o serviço quisesse até ter uma vaga, disse que sim, que podiam continuar! Foi simplesmente horrível! Não vale a pena descrever, melhor esquecer! Ficou PERFEITO, palavras da médica ortopedista de serviço nesse dia no Hospital das Caldas da Rainha!
Passados quinze dias, voltei ao Hospital para tirar RX, surpresa, uma das fracturas estava fora de sítio! A médica teve logo o cuidado de dizer que da parte dela tinha ficado tudo bem! Logo, tinha sido eu que tinha conseguido deslocar o osso!! Ok, não percebo nada de ossos! Como agora nós não temos acesso aos RX, são virtuais, não vi, não sei de nada!
Mandou-me regressar dali a quinze dias, dia 13 de Junho, dia de Santo António, para tirar o gesso e novo RX, e possível operação!  Já temos um mês de gesso, não é bem gesso, é meia cana! Dia de Santo António, às 8 da manhã e depois de uma noite com febre alta devido a uma gripe lá estava eu desejosa de ser liberta do peso no braço e na alma. Para poder ganhar a vida, pintar e tratar da minha casa. Pois é assim, ao fim de quase uma hora de espera para ser chamada ao guiché, sou informada que a médica não vêm!! Porquê??? Perguntei eu! Não sei minha senhora, são assuntos imprevistos de última hora! Passa a consulta para segunda feira. Mas não há ninguém que possa substituir esta médica? NÃO! Só ela é que tira o gesso! Se está aflita vá à urgência! Aflita, eu, porquê? Eu até nem tenho dores, só estou com gripe, e tenho um monstro a atar-me o braço que já se deslocou de sítio e me está a imobilizar o que ainda não estava partido? Quem é que na urgência me vai tratar? Ninguém, respondeu.. Claro que não fui e vim para casa, lavada em lágrima, de raiva de revolta por este País que ignora os seus doentes! Ninguém tem responsabilidade, há falta de profissionalismo e de humanidade, Custava muito gastar um telefonema a informar o doente que a Sr. Doutora, não vinha tirar o gesso? E que no Hospital das Caldas não há mais ninguém que  substitua um colega? Se segunda feira a senhora doutora estiver outra vez indisposta, ou com um assunto particular urgente, eu fico outra vez com o gesso? Até quando?? Isto já me parece um filme de terror!

4 comentários:

Anónimo disse...

Franky
É quase o argumento de um filme de ficção o que escreves.

Porque será, contudo, que não fico admirado?

O nosso querido SNS está a entrar num estado de delírio.
Por culpa dos interessados nisso, é evidente, e dos interesseiros que diariamente atacam a coisa pública.

Deus queira que me engane ou vamos a caminho de um sistema parecido com o que vigora nos EUA: tens dinheiro ou um plano de saúde, és bem tratada, com tudo o que é bom.
Não tens dinheiro nem um plano, tens duas hipóteses: morres ou morres.

Desejo-te as melhoras, do coração.

Beijinho

Arte em Movimento disse...

Olha Amigo, nem sei o que responder, estou exausta, cansada, tudo dá errado quando temos algum problema mais grave neste maldito País.
Nada é fácil, tratado na hora certa, com simpatia, com humanidade. Ontem parecia que o mundo me tinha caído em cima da cabeça, preciso trabalhar, tenho uma exposição dentro de dias e não posso fazer nada! Preciso ganhar dinheiro para poder viver ou sobreviver e o resto do mundo não se importa. Estou parada há um mês não havia necessidade de prolongar mais este sofrimento.
Obrigada Tó, pelas tuas melhoras, dias melhores virão, tem de vir. Beijinhos

Arte em Movimento disse...

Só para acrescentar, que mais tarde soube, que a minha médica meteu férias!! Pois... é assim mesmo, quem precisa mete férias e os doente que esperem!! Sem mais comentários!

Anónimo disse...

Manda quem pode obedece quem deve.

:(