domingo, março 19, 2006

A palavra saudade!


PAI

Olhando o teu rosto no retrato, que guardo no móvel,

perto dos retratos dos homens que eu admiro e pinto,

és o mais bonito de entre todos.

Tez morena, algo altiva, olhos de um verde que fazia

sonhar as mulheres que te admiravam, nariz recto e lábios

de um misto de volúpia e sorriso de criança.

Eras um homem lindo.


Olho para ti no retrato e estás como eu me recordo de ti,

quando tinha 20 anos. Ficaste parado no tempo. Eu

envelheci.


Hoje os meus cabelos brancos, as minhas

rugas, indicam que sou mais velha que tu naquele

retrato.


Tu ficaste como eras. Eu fui vivendo. Hoje tenho mais

idade do que tu, quando um dia disseste que ias partir.

Uma lágrima correu pelo teu rosto quando olhando para

mim, sem palavras te despedis-te.


E partiste! Eu fiquei só.


Ainda me sinto só!


Tenho tantas saudades tuas Pai!


Hoje e sempre te recordo.

7 comentários:

Flávia disse...

Bonita homenagem! :)
Acho que no dia-a-dia das nossas vidas nem damos valor ao facto de termos uma mãe e um pai vivos, por pensarmos que eles estarão sempre ao nosso lado enquanto nós vivermos.
Deve ser uma dor de perda incomensurável

beijinho

amigona avó e a neta princesa disse...

Lindo o teu texto!

partilho a tua dor!

Arte em Movimento disse...

Flávia
Realmente só sabemos dar valor ao que perdemos.
É uma dor inexplicável, sim. Que te faltem ainda muitos anos para a sentires.
Beijinhos

Arte em Movimento disse...

Amigona
A dor partilhada doi menos.
Beijinhos

Arte em Movimento disse...

Entendo sim, Repórter.
Mas eu refiro-me a Homens/Pais verdadeiros. Aqueles que pelo facto de serem pais, são maiores.
Qualquer homem "pode" ser pai, mas Pai de alma e coração, é um privilégio só para alguns. Bem-hajam!
Os outros, não são pais, são reprodutores.

Anónimo disse...

Olá Franky
O texto está lindo e tal como tu partilho completamente a tua homenagem ao PAI. Só não compreendo porque não puseste de facto a foto dele em vez da do CRISTO, que respeito muito, e como sabes até tenho o quadro que tu ofereceste e eu adoro, mas como deves calcular não me diz tudo. (Só se foi em homenagem a todos os PAIS)
Desculpem se feri alguma susceptibilidade.
Beijos
Lau

Arte em Movimento disse...

Olá Mana!!

Sim, foi nesse sentido, o de homenagear TODOS os PAIS. Utilizei o Cristo para a Homenagem ser mais abrangente e unir todos no mesmo sentimento.
Além de que, mesmo tendo colocado a pintura de Cristo, no sentido de Cristo Pai, tu irias entender a quem eu me queria referia.
Beijinhos
Franky