
"A Anita contou à Mãe que sonhou com fantasmas. Esta explicou que não há fantasmas, mas o irmão pensou logo numa brincadeira para a assustar. Nessa noite a Anita ficou sozinha em casa com o Pantufa e não se sentia muito tranquila. Havia barulhos estranhos no sótão e a campainha tocava sem que ninguém estivesse à porta. Percebendo a intenção do irmão, a Anita decidiu pregar-lhe um pequeno susto. Desta vez era ele quem iria ter medo. E, quando o irmão entrou em casa, deparou-se com um fantasma. Será que o João percebeu que se tratava de uma partida da irmã ou passou ele a ter medo dos fantasmas?"
Ao principio da noite, quando me sentava na beira da calma dos meus filhos e lhes lia os livros da ANITA, não sei quem ficava mais feliz.
Eu recordava a cada página a minha infância, a eles eu passava aquele testemunho de tantas e tantas páginas cheias de aventura de uma menina ladina e aventureira e os seus amiguinhos. Para além da beleza dos desenhos, todas as imagens nos faziam sonhar com um mundo perfeito onde os meninos brincavam com os animais e se descobriam os segredos da vida. Tudo envolto numa magia de belíssimas ilustrações de Marcel Marlier dão a estes livros um realismo e um encanto que o tempo tem vindo a reforçar.
Anita e os Fantasmas
Anita e os Amigos
Anita Mamã
Anita na Cozinha
Anita no Circo, no Ballet, na Floresta, no Jardim Zoológico
Anita está Doente, etc… etc… tantos e tantos livros que nos faziam sonhar.
Ao fim de 52 anos, ela ainda cá está, para encantar os mais pequeninos e continuar o sonho dos mais velhos.
9 comentários:
Franky,
Que bem que soube rever mais uma vez estas imagens, eu ADORAVA aquela menina.
A Anita para mim tinha uma cara singela e sempre com ar muito meigo e sereno, sabia-me bem olhar para ela e fez parte de um dos pilares na minha aprendizagem na infância.
O que eu sonhei ao ler aqueles livros ....adorava a Anita Mamã, Anita Dona de Casa, no Circo ...tantos ...
Agora tb acabei a colecção para a Mariana e vou gostar muito de a ver a ler aquelas histórias que um dia me fizeram sonhar, sonhar, sonhar ....
Obrigada Amiga
Bj Grande
Mafy
Ainda vos hei-de ver a ler a colecção da Anita.
Mais a sério... era giro, com os putos a ler, excepto os que andavam à volta da fogueira.
Abraço-vos
E ainda havia outras que andavam com carro de rolamentos. Lembras-te??
Sonhar é o melhor que levamos desta vida.
Mas havia outros livros que eu também adorava ler."O Mosquito" às "Selecções BD", passando por "O Gafanhoto", "O Camarada", "Cavaleiro Andante", "Pisca-Pisca", "Mundo de Aventuras", "Jornal da BD", "Tintin", "Spirou",Tarzan" e tantos outros. Também se lembram?
Desses, a maior parte só conheço mesmo de nome...
Os Livros que me lembro e que preencheram a minha infância foi mais "Os Cinco"; "Carlota"..
Mas o que eu gostava mesmo era das colecções de cromos, aquilo era mesmo giro :), do Marco e da Heidi, da Candy Candy, Dias Felizes, Bana e Flapi, Misha, Jacky, Sandokan, Rui O Pequeno Cid...enfim era o máximo.
Não se esqueçam do Pantufa...o cãozito da Anita, era assim que se chamava não era?
Xanu,
Exactamente, o cão da Anita era o Pantufa.
E eu que "gamava" os livros da Anita à minha tia quando era miúdo!!!
Ficava "vidrado" com as ilustrações e o meu primeiro cão chamou-se precisamente Pantufa! ;)
Eu ia pedir o "Cavaleiro Andante" (adorava)a um amiguinho que o pai tinha uma barbearia em Safara! Não, não era o teu primo!
Eheheh! :)
Enviar um comentário