sexta-feira, outubro 13, 2006

SEXTA - FEIRA 13


Porquê a superstição?

Na mitologia nórdica encontramos uma lenda sobre esta superstição. Odin, chefe de uma tribo asiática, estabeleceu na Escandinávia seu reino. Para administrá-lo, celebrar os rituais religiosos e predizer o futuro, Odin teria escolhido doze sábios, reunindo-os em um banquete no Valhalla, morada dos deuses. Loki, o deus do fogo, apareceu sem ser convidado e armou uma grande confusão. Como invejava a beleza radiante de Balder, deus do Sol e filho de Odin, fez com que Hodur, o deus cego, o assassinasse por engano. Daí veio a crendice de que 13 pessoas reunidas para um jantar é desgraça certa .

Há também suspeitas de que a crença venha de uma rixa entre o rei francês Filipe, o Belo, e a Ordem dos Templários. No século 14, o monarca decidiu cobrar impostos da Igreja Católico. O papa Bonifácio VIII ficou indignado e o excomungou. Filipe tentou, então, entrar para a Ordem dos Templários. Assim, se reaproximaria novamente da Igreja. Mas não foi aceito. Por vingança, ordenou a prisão e tortura de 5 mil cavaleiros. Isto ocorreu em 13 de outubro de 1307.

Outra possibilidade para esta superstição está no facto de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Escariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Há também a parte comercial deste dia, os filmes de terror:


Por mim, não sinto nada de especial neste dia, porém, tenho tido outros dias, que sem serem dias 13 nem sexta-feiras, foram muito negros na minha vida. Daí, não dar grande importanção a esta data. Há no entanto um ditado que nunca esqueço:

Eu não acredido em bruxas, mas que as há, lá isso há.

5 comentários:

Dina disse...

Olá.Engraçado em Fevereiro de 2004 houve uma sexta-feira 13 e eu coloquei um post quase igual a este num blogue que tinha na altura no sapo www.lugarencantado.blogs.sapo.pt...e hoje fui recuperá-lo.

Anónimo disse...

Não sou muito supersticiosa, mas tenho cá as minhas manias, gostos ... enfim, confesso ... gosto do sobrenatural, do inexplicácvel, de tudo aquilo que o nosso espirito consegue sentir e que por vezes se torna tão dificil de entender....

Arte em Movimento disse...

Oi Xanu
Já lá fui fazer uma visitinha.
beijinhos

Mafy ,nem imaginas o que eu gosto de um bom filme de mistério, suspanse e sobrenatural!! Com algum terror à mistura!!!

Anónimo disse...

Xanu,
Já fui ao blog que referiste, mas não consigo postar lá ....diz que só aceita comentários de "Bloguistas"
:(
Adorei rever o "We Are the World"


Franky
Já viste o filme "Sexto Sentido"?
É um com um puto e com o Bruce Willis.
Acho que irias adorar.


Bjoquitas

António disse...

Sexta 13 é um dia como outro qualquer no calendário que nos rege.

Tem sempre a vantagem de... estar antes do fim de semana. Como os outros.

Portem-se bem.

Xanu, tenho ouvido algumas coisas lindas... apesar de eu ser um jovenzito com meia dúzia de anos, muito verde e sem conhecimentos do outrora.
;)