terça-feira, novembro 14, 2006

Abrindo a Janela!


Decidi entreabrir a janela deste blogue. O tempo lá fora continua quente. O verão parece nunca mais acabar. É verão de S. Marinho, dizem, mas este Verão já vem desde Agosto!

Neste Outono os dias continuam quentes, a chuva só vem visitar-nos de vez em quando, mas quando resolve aparecer vem com tanta vontade que é certo e sabido que vai causar problemas. Tem sido assim todo o Outono e se bem que o Natal já nos acena, o calor a meio do dia chega a ser incomodo. Os termómetros continuam a marcar temperaturas altas para a época do ano.

O Natal! Pois o Natal como tem sido hábito nestes últimos ano, cada vez chega mais cedo. Por este andar qualquer dia começamos a decorar as casas e as ruas em Agosto. Já há Pais Natais (ou será Pai Natal?) a subir as varandas num esforço titânico de chegar e vencer a vontade dos simples mortais. Qual crise, qual luta por políticas desavindas, é Natal e o homem sonha! E sonha cada vez mais cedo, no desejo de se enganar a si próprio.

O Natal é cheiro a lenha, a musgo, a terra molhada, a frio que enregela as mãos e a alma da gente. Natal é imagem branca. Natal é a lareira que nos acalenta a alma, é a correria desenfreada por entre a chuva fria na procura do último presente. Ahhh... mas falta mais um para a mãe. E o pai, já tem tudo? Esqueci! E agora, está tudo a fechar e é quase meia noite! Um corre, corre que nos dá um brilho no olhar e nos aquece por dentro.

Mas agora as coisas já não são bem assim, as compras de Natal fazem-se em Agosto ou em Setembro, com calor insuportável, ou em Novembro igualmente quente. Os tempos estão mudados. Já não chove quando deve chover, faz calor quando o frio já devia fazer-nos bater o dente. Há promoções de roupa de Inverno em Novembro. As praias ainda recebem visitas de veraneantes que não desistem e procuram uma tarde quente de fim de Verão.

Mas o Natal já está à porta! Ahhhh… E o Natal será sempre em Dezembro e por certo com muito frio! Ou será isto também um sonho?

5 comentários:

Dina disse...

Aí está calor?? Aqui está um frio de rachar!!
Ainda bem que voltaste...Bjs

António disse...

Eu sabia...
Não conseguias estar afastada muito tempo.
Ainda bem.
O Natal? É uma quadra. Como outras. Talvez com um significado especial.
Mas tudo está a perder o sabor. A tradição, mesmo a do Natal, já não é o que era.
E agora toma lá... chuacccccc!!!!

Anónimo disse...

Só agora te li ...
Fico tão contente por te poder ler de novo, aqui neste teu cantinho tão especial.

O frio chegou finalmente, graças a Deus, venham de lá esses agasalhos, e o Natal .... nem sabem como esta quadra se alterou na minha cabeça, dantes não gostava, mas a Mariana veio mudar muita coisa em mim, ainda bem :)

Bj grande grande minha amiga
Mafy

Arte em Movimento disse...

Olá
Ainda não senti frio, se bem que esta tarde esteja um cadito mais fresco, aqui pelo Oeste.
Obrigada Xanu
Bjs

Repórter amigo!
Não consigo ficar calada durante muito tempo, sempre foi esse um grande problema para mim, já a minha mãezinha dizia o mesmo quando eu era pequena. E há tanta coisa para reclamar e fazer ouvir a nossa voz. Então para quê ficar calados?
Beijinhos

Arte em Movimento disse...

Olá Mafy

E eu fico muito feliz por te ter aqui no nosso cantinho.
Como já te tinha dito o Ginásio está a fazer maravilhas de mim, nunca deveria ter parado, eu sei, por vezes a vida não é como nós queremos, mas acho que ainda vou a tempo, pelo menos já recuperei a 50%, espero daqui a uns tempos estar uma grande atleta!! Cof… cof… cof…
Beijinhos