segunda-feira, dezembro 11, 2006

Reportagem na RTP

Já nos habituámos a ver imagens cruéis e de tal violência na TV que por isso mesmo, nos deixam indiferentes. Mas surpreendentemente, hoje isso não aconteceu.

Ao ver o Telejornal, hoje de manhã, algo me chamou a atenção. Um grupo de pessoas, entre elas 2 crianças, corriam desenfreadas para os caixotes do lixo que estavam à porta de um supermercado, à procura de comida que esse estabelecimento tinham deitado fora! Fiquei chocada pela intensidade das imagens. Mais chocada fiquei ainda quando reparei que as imagens eram de um país da Europa e que os carros que passavam na altura da reportagem tinham matricula Portuguesa. Sim, não estava enganada, estas imagens foram filmadas em Portugal, mais precisamente no largo do Rato, bem no centro da Capital deste País da Europa, que se chama Portugal.

Ficamos ainda mais chocados quando estas imagens são aqui mesmo do nosso lado e que nós desconhecemos.

Eram Romenos, Moldavos, Cosovares, dizia na reportagem, entre eles duas crianças. Procuravam desesperados algo que lhes matasse a fome daquele dia, entre todo aquele lixo.

Mais tarde, juntou-se a este grupo de famintos desesperados, uma idosa na procura desatinada de encontram um daqueles alimentos passados de prazo que o Supermercado tinha deitado fora. Afastou-se de cabeça baixa, mãos e coração vazios, pois não tinha conseguido chegar perto daquele manancial de alimentos.
Voltou tristemente as costas e com passos ambíguos afastou-se na esperança de amanhã ter melhor sorte. Talvez amanhã, no meio daquele cheiro nauseabundo a lixo, encontre as bolachas, os iogurtes, as maças, a hortaliça, que por já não estarem dentro do prazo estipulado pela lei sejam lançados no lixo e lhe matem a fome a ela e a todos os outros. Porque a fome aperta todos os dias e todos os dias estas imagens se repetem na Lisboa que enlouqueçe e que nos tanto amamos!

São imagens destas que marcam o meu dia, que me fazem pensar e me deixam revoltada.

E porque estamos no Natal!!

Ainda à dois dias atrás ouvi uma criança, no mesmo canal de TV, pedir como prenda de Nata, um jogo para o PC. Custava, segundo a mãe, 300€. Um outra criança queria ter todas as Barbies bailarinas como prenda neste Natal!! E… E…E.

E por vezes faltam-nos as palavras para exprimir a raiva, a revolta e a tristeza que estas diferenças sociais nos provocam. Fica este amargo na boca, esta vontade de fazer. Esta vontade de mudar. Esta vontade de dizer.

4 comentários:

Dina disse...

É melhor corrigires isso...e trocar a RTP pela SIC, porque foi na SIC que passou...ou aind ate vêm pedir uma indemnização :):)
Agora a sério...eu há mais de uma ano que assisto a isso ao "vivo".
Só que o número de pessoas tem vindo a aumentar.
Estou sinceramente preocupada com a situação que se vive e muitas vezes pergunto-me como conseguem famílias inteiras sobreviver com o ordenado minímo...e depois lembro-me dessas pessoas e começo a perceber.
Sabes que há cada vez mais pobreza encoberta?
Onde está a classe média deste país? É quase inexistente e não se percebe isso melhor porque por vergonha as pessoas tentam encobrir isso.
Este país não tem remédio...

António disse...

Minha cara amiga
Essa história da pobreza que as gentes de leste, as coitadinhas, os desgraçados, os tristes, já me passa ao lado e, para ser sincero.
Refiro-me às gentes de leste, não genericamente mas às que andam a fazer essas figuras, talvez nem se apercebendo que estão a ser manietadas por autênticas mafias, quais robôts humanos orientados pela e para a desgraça.
Sei do que falo. E porque falo. Mas também percebo a tua aflição.
Efeitos da UE - União (?) Europeia -trazem até nós, e não só, esses a quem os tais mafiosos prometem muito e não dão coisa nenhuma.
E o pior que se pode fazer é dar-lhes dinheiro.
Repara: se lhes deres dinheiro, o que eles querem, guardam-no para entregar aos "patrões". Se lhes oferecer comida, não aceitam. E voltam-te as costas, não sem que antes te massacrem dizendo que têm filhos lá em casa (qual casa?),doenças e por aí fora...

Não me refiro à miséria "made in Portugal". Quanto a esses há uma certa obrigação, mas das entidades oficiais.

Desculpa a extensão do comentário e aceita um beijinho.

Arte em Movimento disse...

Opsss!! As minha desculpas à Sic!

O que mais me aflige nestas imagens, as imagens destas gentes que deambulam de País em Pais, procurando alimento nos caixotes do lixo das grandes cidades, é que nunca chegam a integrar-se, por vezes nem número são, sem qualidade nenhum de vida. Pergunto-me se elas não seriam mais felizes nos seus países de origem. Acabadas as guerras na sua terra, acho que o regresso se impõe!

Anónimo disse...

Isso é uma longa história, Franky.

Deixa-me dar-te um exemplo apenas.
Um exemplo que mostra o lado positivo.

Conheço um casal romeno do mais fino trato. Ele trabalha numa oficina de automóveis, ela faz limpezas. Em minha casa, passa meio dia das segundas feiras e a casa fica à sua guarda.
Têm dois filhos na Roménia a tirar um curso superior. O futuro espera por eles.

Há aqui diferenças. Este casal de que te falo está muito longe de ser economicamente crescido.
Mas sõ uns seres humanos cinco estrelas.

Lá mais para a frente, talvez assistamos a episódios altamente desagradáveis mas que... têm que ser.

Beijinho