segunda-feira, dezembro 12, 2005

Agressão a Mário Soares



Quero expressar aqui o meu repúdio pela agressão de que o Dr. Mário Soares foi ontem vitíma.
Esta atitude só pode ser composta por desiquilibrio mental!
Com atitudes destas perde a Democracia e perde Portugal.
Notícia do Correio da Manhã.

4 comentários:

Eu disse...

Repudio qualquer agressão mas, não podeos esquecer os milhares de pessoas traídos por este sehor e por outros que fizeram uma descolonização vergonhosa.
Se alguns conseguiram ultrapassar a situação, outros há que, e no caso deste com stress pós guerra, nunca vão ultrapassar uma vida destruida por quem invocando a defesa da liberdade, maltratou e espezinhou a bandeira nacional, quando exilado, como um rei, em França. Não podemos esquecer que enquanto uns, por convicção ou não, lutaram e morreram na defesa dos territórios ultramarinos portugueses, graças aos quais ainda hoje não falimos, outros passeram pelos Campos Elisios e pela europa apreguando uma liberdade que nunca lhes faltou pois nunca passaram necessidades nem as privações no exilio de ouro a que se submeteram.
Conforme disse no inicio, condeno a agressão mas, também condeno o OPORTUNISMO, de Mário Soares que no local logo afirmou para as câmaras da TV que não tomaria qualquer atitude contra "o atrasado mental" e vem agora à postrióri, após a constatação de mais sondagens desfavoravéis, dizer que como lhe chamaram "vigarista" tem que mover um processo de difamação ao "atrasado mental".
Não vale a pena Dr. Soares se o agressor é "atrasado mental", e foi o senhor que o disse, será considerado ineputavél.

Bj. de amizade

Arte em Movimento disse...

Olá Tó

A Bandeira Portuguesa era, na altura que "dizem", eu não vi, que o Mário Soares a pisou, um símbolo máximo do País. Era um Crime. Uma ofensa à moral pública, quando era maltratada e ultrajada. Concordo contigo.

Por acaso o Povo Português já esqueceu o que é uma frigideira? O Tarrafal? Peniche? O exílio? O isolamento? O que é lutar por um País livre? Foi nestas condições que a coisa aconteceu.
Deixemo-nos de falsos moralismos. O Português tem a memória muito curta. Não acredito que seja o teu caso.

A nossa bandeira banalizou-se com o Mundial, a pedido de um Senhor brasileiro, treinador de “futebol”, tinha de ser. Usou-se e abusou-se do nosso símbolo de patriotismo.
Quantas bandeiras pisadas, rasgadas, manchadas, descoloridas, rasgadas pelo chão, onde os carros lhes passavam por cima, sem que isso nos incomodasse minimamente, quantas ouve nessa altura? Quantos crimes se cometeram depois do Mundial? Não é a mesma bandeira? O mesmo País? Os sentimentos e o patriotismo não são os mesmos? Ou o Futebol é uma causa maior que a liberdade dos Homens? Quem nos censura? Quem no atira à cara tamanho ultraje? Eu própria também coloquei, orgulhosamente, uma bandeira na minha varanda, até ficar sem cor e rasgada, cometi um crime? Quem me condena?
Beijinhos e Saudações Natalicias
Franky

Arte em Movimento disse...

Olá Gotad'água

Repúdio mas…

O Stress pós guerra, e eu sei do que falo, pois vivo com um ex-combatente há 35 anos, não desculpa todos estes actos.

Todos os ex-combatentes deveriam ter sido acompanhados e tratados como militares, alguns heróis, uns mais “doentes” que outros, mas todos com feridas que nunca mais sararam.

Foram desmobilizados e integrados à força na sociedade civil, sem ajuda, sem apoio de espécie alguma, alguns sem emprego, porque o perderam para dar 2 ou 3 anos da sua vida, em plena juventude, por uma guera sem sentido, como todas as guerras, aliás, como coisa nenhuma, como se tivessem ido passar férias às Seicheles, ou a outra Ilha qualquer paradisíaca, apesar da beleza natural das nossas Ex-colónias, era uma GUERRA, onde se morreu e se deixou a juventude de milhares de homens. Lutou-se pela defesa dos bens e da Pátria Amada. (Muitos à força)

Quem sofreu e sofre com os traumas destes homens, mutilados física e mentalmente, são as SUAS FAMÍLIAS!
São os FILHOS que nadam sabem desta guerra, são os NETOS que vêm os avós, permaturamente envelhecidos, com marcas de uma doença, que não entendem, porque ninguém fala dela.

Se os políticos do pós-25 de Abril não tivessem acabado com a maldita guerra colonial, ainda hoje havia estropiados e ainda estaríamos a chorar os nossos mortos, os nossos filhos e os nossos netos.

Poderemos sim, questionar se a descolonização foi ou não bem feita, mas isso são outras águas. Outros valores mais altos se levantaram.

Muito mais poderiamos dizer sobre este assunto, mas estamos no Natal, e temos de esquecer para poder viver.
Um Bom Natal
Franky

Arte em Movimento disse...

Oh meu amigo Reporter (com R grande)!

Claro que é na base da amizade que dialogamos este ou outro tema, nem eu pensaria outra coisa.
É para mim um prazer enorme podermos "discutir" aqui no meu blog.
Nunca é demais saber a tua sábia opinião. E podes escrever o quanto te apetecer.

Um beijinho
Franky