segunda-feira, dezembro 05, 2005

As entrevistas aos candidatos a Belém!

As entrevistas para as eleições presidenciais na TV, chegaram ao fim e eu ainda não consegui ficar, nem convencida nem elucidada de coisa nenhuma.

Louçã, pouco coisa ficou, pouco sumo, alguma ambiguidade por parte do candidato e nada mais.

Manuel Alegre, para ouvir com atenção!

Cavaco Silva, não me convenceu, achei-o frio, impessoal, calculista e convencido, de quê? não sei. O que é mais grave, acheio o professor permaturamente envelhecido, não só o rosto está marcado pela névoa da ancianidade, como é um rosto triste e cansado.
A Dr. Judite de Sousa estava a jogar em casa, trabalho facilitado, para os dois, candidato e jornalista. Imparcialidade precisasse.

Mário Soares, não está tão velho como eu pensava, o ataque por parte da senhora Jornalista foi serrado, mas ele defendeu-se muito bem. Esteve um pouco agressivo, defensivo, talvez. Quis, ou tentou, falar do seu programa Presidencial mas não conseguiu, não lhe deram hipóteses. Falou-se muito de outros candidatos e de guerras entre eles, que a bem da verdade a nós, votantes, pouco importa. Avancemos Senhores, avancemos!
Assim é difícil, as entrevistas deveriam ser orientadas, mas não manipuladas.

Jerónimo de Sousa, esteve fraco desta vez, a meu ver, claro, muito simpático como sempre, mas vazio de ideias. Ficámos a saber de algumas coisas interessantes, sobre como podia ter havido alianças entre partidos da esquerda, para estas eleições, podia, mas não houve. Por culpa de alguém! Como sempre, a culpa morre solteira.

Gosto mais de debates do que entrevista, apesar de ultimamente o modelo utilizado em TV também não me agrada muito. Não dialogam entre si, os diversos candidatos. Mandam recados pelos moderadores, que esses sim, chutam a bola, entenda-se a, palavra. Não gosto!
Ainda recordo com saudades, da entrevista a dois grandes políticos, Mário Soares e Álvaro Cunhal. Frase célebre ficou desde então: “Olhe que não Doutor, olhe que não”. Ficávamos horas a ouvir a saudável e inteligente “discussão” entre estes dois grandes monstros da política Portuguesa.
A Dr. Judite de Sousa esteve sempre mal a meu ver, salvo na entrevista a Cavaco Silva, como é lógico. Aguardemos então os debates.

Ah!! Os outros candidatos, não têm direito a dar entrevistas!
Hoje dia 5 de Dezembro, temos o 1º debate, este deveras interessante, Manuel Alegre versus Cavaco Silva, a não perder.

2 comentários:

Arte em Movimento disse...

Olá Tó

Um blog deve ser , em meu entender, uma troca de conhecimentos, onde possamos aprender e recordar temas úteis. Aprender e ensinar. Dar e receber.
Por esse motivo, nunca um comentário no meu Blog, é grande de mais para mim.
Em relação ao tema do Dia, o meu problema, e que deve ser o de muita gente, é que para Mário Soares já demos, assim como para Cavaco Silva. Precisávamos de sangue novo, de caras novas, de gente com ideias diferentes. Que levantasse a moral dos Portugueses. Recordar para quê? Cada um deles teve o seu tempo, com bons e maus momentos, com bom e mau trabalho. Para que revivalismo?
Manuel Alegre… Manuel Alegre, podia ser uma boa escolha. Mas porque não é?
Tenho muito medo que se perca um dos melhores poetas de Portugal e nasça um mau Presidente!

Claro que permito que sites Sá Carneiro. Eu não o fiz, por não saber, ou querer, lidar com um assunto tão delicado.
Sá Carneiro foi um sonho que não se realizou, daí tanta expectativa e saudade.

AJSSB disse...

Olha nem sei o que te diga. Parece que nestas eleições levei uma pincelada de branco. Não consigo arranjar nenhum com o perfil adequado, para mim claro, para ser Presidente da República.
Se um já devia estar a descansar os outro deviam fazer-lhe companhia. As outras alternativas não me parecem nada adequadas...
Pode ser que até às eleições eu me decidam mas não me parece.