sábado, dezembro 10, 2005

Amnistia Internacional

Amnistia Internacional

10/12


A Amnistia Internacional é uma organização não-governamental de defesa dos Direitos Humanos.

Foi em 1961 que Peter Benenson, um advogado inglês, decidiu criar um movimento que actuasse de forma efectiva para evitar violações dos direitos dos cidadãos ocorridas em todo o mundo. Pensou em criar uma rede de pessoas que pudessem, uma vez informadas de casos particulares de violação de direitos humanos, escrever cartas-apelo às entidades governamentais responsáveis. Foi assim que nasceu a Amnistia Internacional.

O mandato da Amnistia Internacional inspira-se directamente na Declaração Universal dos Direitos do Homem, criada pelas Nações Unidas (ONU) em 1948. Contudo, são fundamentalmente os direitos ditos de primeira geração - o direito à vida, a não se ser sujeito a tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, e o direito à liberdade de expressão e opinião, que são objecto do trabalho dos mais de um milhão de voluntários que fazem a AI.

Os pontos-chave do mandato da Amnistia Internacional são a oposição à aplicação da pena morte, em todos os casos; a oposição a todo e qualquer tipo de tortura, ou tratamento cruel, desumano ou degradante; a luta pela libertação incondicional de todos os prisioneiros de consciência: pessoas que não usaram nem advogaram o uso da violência, presas devido apenas às suas opiniões, à sua raça, religião, ou sexo.

A Amnistia Internacional é representada em Portugal pela Secção Portuguesa, com sede em Lisboa, na Rua Fialho de Almeida, 13, 1º; além de estar presente um pouco por todo o país, através de grupos locais como o nosso.

1 comentário:

Flávia disse...

para tua informação e dos demais, há uma secção nas Caldas da Rainha.

então, deixaste de nos dar música? ohhhhhhhhhhhh heheheheh eu stava a gostar